segunda-feira, 21 de maio de 2012

Congada Ilhabela









Aglomeram-se  turistas deslumbrados pela a beleza da encenação, é  a Congada de Ilhabela, realizada em maio, na festa de São Benedito. Não tem data fixa, pois depende da claridade (lua cheia) para que os pescadores dela participem. A congada começa na 6ª feira, com levantamento dos mastros em frente à Igreja Matriz, e é dançada no sábado e domingo, o dia inteiro, pelas ruas do centro da cidade.
 É uma luta entre mouros (vermelho) e cristãos (azul) ou entre pai (Rei) e o filho (Embaixador).Durante a festa funciona a "Ucharia", lugar onde comem os congos e seus convidados. No quintal são montados os fogões "tacuruba" sobre três pedras. Todos os que aí trabalham o fazem por promessa a São Benedito. 
Uma tradição que só existe ainda, graças aos congueiros e seus familiares, que vão passando a devoção de geração em geração.
"Meu avô era italiano e minha avó negra, ambos trabalhavam intensamente durante a festa. Além do cumprimento da promessa de meus pais, emociono-me participando da missa, da procissão, vendo a imagem de São Benedito e a devoção dos mais velhos, principalmente do Zé de Alício e do Dito", revela Gilmar Gomes Pinna Jr.

Na época da declaração dada a uma revista, Gilmar tinha 17 anos, e até hoje participa da Congada, mesmo não morando mais em Ilhabela. Estiloso é ser como Gilmar Gomes Pinna Jr. que não esquece das origens e tradições!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário